morar no Equador

Como morar no Equador: custos, visto, trabalho e outras informações!

CONTEÚDO DESTE ARTIGO

Quem busca um país para morar pode se surpreender com as vantagens de se morar no Equador! Acompanhe esse tutorial completo contendo tudo o que você precisa saber para viver em um dos países mais bonitos da América do Sul!

Se você já visitou o Equador, provavelmente se encantou com a população e as cidades acolhedoras do país, mas quem ainda não conhece certamente não vai ver a hora de se mudar para o Equador!

Vantagens de morar no Equador

O Equador é um país da América do Sul banhado pelo Oceano Pacífico e leva esse nome pela linha do Equador, que divide o planeta entre Norte e Sul. O Equador é formado por uma área continental e também conta com as Ilhas Galápagos.

O Equador possui uma parte da Amazônia, chamada Amazônia equatoriana, que possui imensas reservas petrolíferas. Além disso, o Equador é também marcado pela presença imponente de duas cadeias da Cordilheira dos Andes.

Entre as imensas vantagens de se morar no Equador, podemos apontar principalmente:

  • Clima

O clima do Equador é equatorial, ou seja, apresenta temperaturas quentes e úmidas, como é típico das regiões próximas da Amazônia.

  • Sistema de saúde pública

O Equador é internacionalmente conhecido pelo sistema de saúde pública que é um dos melhores da América Latina e completamente gratuito.

  • Está no Mercosul

O fato de que o país pertence ao Mercosul facilita e muito a vida de quem pretende se mudar para o Equador, já que é possível ingressar no país apenas com o RG e também há acordos para trabalho por tempo de dois anos.

Desvantagens de viver no Equador

Como em todos os países, o Equador possui algumas desvantagens, entre as principais os altos índices de desigualdade social e étnicas, assim como taxas altas de desemprego, sobretudo para a população mais pobre.

No entanto, essas taxas de desemprego podem ser reduzidas de acordo com a formação para o trabalho e nível escolar. Outra questão é que as colocações para estrangeiros podem ser específicas, como em áreas turísticas ou como professor de língua portuguesa para equatorianos.

Oportunidades no Equador

O setor de turistas no Equador é um dos que mais cresce, especialmente nos meses que o país recebe uma quantidade maior de visitantes, entre junho e agosto. No entanto, é possível trabalhar durante todo o ano em hotéis, restaurantes e outros segmentos da economia que recebem viajantes que vão ao país.

Outras oportunidades podem ser encontradas em sites diretamente do Brasil. As mais famosas são:

  • computrabajo
  • porfin empleo
  • opcionempleo

Cada vez mais brasileiros tem buscado saber como morar no Equador e um dos principais motivos é o relativo custo de vida baixo. Existem cerca de dois mil brasileiros vivendo legalmente no Equador atualmente e esse número tende a crescer ainda mais.

Estudos no Equador

Muitos brasileiros estão buscando morar no Equador para estudar. Isso porque o país não apresenta burocracias exageradas para quem deseja viver por um tempo lá realizando seus estudos.

Outra vantagem de estudar no Equador é que o país faz parte de acordos com universidades brasileiras, portanto, é possível ingressar na graduação ou pós-graduação no Brasil e cursar parte do programa lá, com bolsa de estudos.

Custo médio de vida no Equador

O custo de vida no Equador é um dos mais baixos da América do Sul, mas os valores variam bastante dependendo da cidade. A capital e as cidades maiores tendem a ter um custo um pouco mais alto, no entanto, também apresentam maior oportunidade de emprego e estudo.

O Equador decretou a dolarização de sua moeda, no entanto, viver no país não se tornou mais caro em razão disso. O salário mínimo do país gira em torno de 350 dólares e o aluguel de uma casa em área nobre pode custar cerca de 300 dólares. As despesas da casa giram em torno de 40 dólares, um valor muito baixo se comparado ao Brasil.

Melhores cidades para morar no Equador

A maioria dos brasileiros que desejam saber como morar no Equador buscam informações sobre a capital, Quito. No entanto, existem muitos outros lugares onde pode ser interessante trabalhar ou estudar no país.

Entre as cidades que podemos indicar estão:

  • Cuenca

Esta é uma cidade que possui uma das maiores colônias de estrangeiros no Equador, por isso oferece oportunidades de emprego na maior parte do ano. Além disso, é uma das cidades do Equador com melhor estrutura para se viver.

  • Cotacachi

Cotacachi não é uma cidade muito grande, mas é uma das mais visitadas no Equador. Isso porque lá está situada a segunda maior cratera que formou um lago no Equador, a cratera de Cuicocha.

  • Guaiaquil

Guayaquil é uma das cidades mais populosas e conhecidas do Equador. Sua população é maior que a da capital, Quito, por isso muitas pessoas que se mudam para o país vão viver lá.

Documentação e visto para morar no Equador

O Equador não exige vistos para brasileiros quando é visitado por turistas devido aos acordos que envolvem o Mercosul. No entanto, para trabalhar no país é preciso solicitar a residência temporária.

Para isso é necessário preencher um formulário apresentando passaporte válido por, no mínimo, seis meses, antecedentes criminais negativos e pagar uma taxa de cerca de 250 dólares.

Caso você decida fixar residência no Equador após esse tempo, será possível solicitar o visto de permanência definitiva. Para esse visto é necessário demonstrar que possui condições de se manter financeiramente no país.morar no Equador

Como aprender espanhol

Falar espanhol é certamente o maior diferencial que se pode ter quando se pretende saber como morar no Equador. Isso porque a maioria dos brasileiros que se mudam para o país irão trabalhar no atendimento a turistas nos mais diversos segmentos.

Para dar aulas de português também é necessário conhecer espanhol para se comunicar com os alunos. Saber a língua oficial do país é um diferencial que consta no currículo e que é perguntado por todos os sites que recrutam profissionais brasileiros para o trabalho no Equador.

Quem pretende fazer parte dos estudos no Equador ou mesmo ingressar em uma universidade equatoriana precisa falar espanhol fluente. Isso porque a maioria das universidades exige do estrangeiro prova de proficiência na língua, já que ele terá aulas em espanhol.

Uma excelente ideia para quem deseja morar no Equador é acessar hoje mesmo o site do Espanhol da Verdade e conhecer todos os cursos oferecidos por esta que é a maior escola de espanhol online para brasileiros!

Estudando espanhol em uma escola de alta qualidade você poderá ingressar facilmente no mercado de trabalho ou se matricular em uma Universidade no Equador e em diversos outros países de língua espanhola!

Atualmente o Espanhol de Verdade conta com mais de 7000 alunos matriculados em seus mais diversos cursos de espanhol. Você ainda pode navegar pelos vídeos dos canais do Youtube: Espanhol de Verdade e Espanhol para Brasileiros e acessar conteúdo de alta qualidade!

Não perca tempo! Estude espanhol hoje mesmo e planeje sem demora como morar no Equador. Dessa forma você poderá se mudar para um país com baixo custo de vida e alta qualidade, além de estrutura completa para estudantes brasileiros com ofertas de trabalho que só tendem a aumentar!

Confira também:
Gostou? Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

LIVRO DIGITAL GRATUITO!

Baixe agora a versão digital do livro “7 erros mais comuns dos brasileiros ao falar espanhol” e evite complicações ao falar espanhol em diversas situações!

PREENCHA E BAIXE:

O Espanhol de Verdade é escola online com marca registrada  pela SDR Digital – CNPJ 27.291.714/0001-52 – Com sede em Belo Horizonte – Minas Gerais. contato@espanholdeverdade.com.br