Guia completo para estudar na Espanha: vantagens, custos, documentos!

CONTEÚDO DESTE ARTIGO

Estudar na Espanha tem sido uma opção de muitos brasileiros que decidem concluir seus estudos em um país europeu, já que o país oferece cursos de altíssima qualidade e possui relativo custo de vida baixo, em comparação com outros países da Europa.

Acompanhe o guia completo para estudar na Espanha e confira todas as informações necessárias antes de se mudar para esse país para estudar!

Vantagens de estudar e morar na Espanha

Morar na Espanha pode ser uma alternativa muito interessante para quem deseja concluir os estudos fora do Brasil. Uma das principais vantagens é a alta qualidade acadêmica, já que a Espanha possui várias das melhores universidades europeias.

A temperatura na Espanha também é mais agradável do que na maioria dos outros países europeus, não possuindo tantos extremos como neves, por exemplo.

A moeda é o Euro, uma das mais valorizadas do mundo, o que pode ocasionar desvantagens para quem irá arcar com os custos em real, já que a moeda brasileira vale bem menos do que a moeda usada na Espanha. Mas essa é uma grande vantagem de quem pretende trabalhar enquanto estuda na Espanha!

Motivos para estudar na Espanha

Entre os principais motivos que atraem brasileiros para estudar na Espanha está a possibilidade de estudar com bolsa. Existem programas de auxílio estudantil em diversas universidades e até a possibilidade de receber ajuda de custo do governo espanhol.

Os intercâmbios também são possíveis para quem ingressa em uma Universidade brasileira com acordo para parte dos estudos na Espanha. Verifique essa possibilidade nos sites das universidades brasileiras, já que, nesse caso, é possível também contar com ajuda de custo para estudo e pesquisa internacional.

A maior vantagem de estudar na Espanha é mesmo a qualidade dos cursos e a tradição das Universidades do país, que certamente contribuirão muito para seu currículo e inserção no mercado de trabalho em qualquer lugar do mundo!

Custos para estudar na Espanha

As Universidades públicas da Espanha também cobram valores de matrícula de forma anual, no entanto, os custos são relativamente mais baratos do que a maioria dos países da Europa.

Os cursos de graduação costumam cobrar matrículas que giram entre oitocentos e mil e trezentos euros, a depender da carga horária e grade curricular. É necessário verificar se os valores são os mesmos para estrangeiros antes de se matricular em uma graduação.

Uma grande vantagem é que as universidades espanholas costumam dividir esse valor para quem não apresenta condições de pagar a matrícula de uma só vez!

As universidades privadas na Espanha custam bem mais e os valores anuais de um curso em uma universidade pública pode custar um mês em uma universidade privada! Alguns cursos podem custar mais de onze mil euros anuais!

Como ingressar nas Universidades da Espanha

Para ingressar em uma universidade espanhola é possível optar por algumas alternativas:

  • Ingresso pelo sistema de créditos

Essa forma de ingresso cria créditos de cursos, estágios e pesquisas já realizadas pelos alunos. Brasileiros podem participar do programa de créditos, portanto, consulte essa opção no site da Universidade!

  • Vestibular

Quem deseja estudar na Espanha pode ingressar em uma universidade através do sistema de vestibular, que se parece um pouco com os processos seletivos brasileiros. Para ingressar através do vestibular, os brasileiros interessados precisam validar o diploma de Ensino Médio na Espanha antecipadamente.

  • Ingresso pelos cursos de formação profissional

Esses cursos são uma forma muito interessante de brasileiros ingressarem nas Universidades espanholas. São cursos com duração de dois anos e que dão acesso ao ensino universitário no país!

  • ENEM

Graças a um acordo internacional é possível utilizar a nota do ENEM brasileiro para ingresso em universidades espanholas. Para esse tipo de ingresso será necessário homologar sua nota do ENEM no Ministério da Educação da Espanha.

Em alguns cursos mais concorridos pode ser exigida uma prova, além da nota no ENEM.

Melhores Universidades para estudar na Espanha

A Espanha possui alto nível em termos Acadêmicos e a maior quantidade de Universidade de todos os países da Europa. Entre as melhores universidades da Espanha, podemos citar:

  • Universidade de Barcelona
  • Universidade de Madrid
  • Universidade de Valência
  • Universidade de Granada
  • Universidade Autônoma de Barcelona

Documentação e visto para estudar na Espanha

A documentação necessária para ingresso nas Universidades espanholas varia muito de acordo com a instituição escolhida por quem deseja estudar na Espanha.

Em geral, a documentação exigida inclui documentação de identidade e passaporte válidos, visto de estudante, carta de recomendação para os casos em que houve transferência universitária, proficiência para língua espanhola, diploma do ensino médio com revalidação (apostilamento de Haia e tradução juramentada) de histórico escolar também validado.

O visto de estudante para quem pretende estudar na Espanha depende muito do tempo de duração do curso que você pretende fazer. Como em até três meses é possível permanecer como turista, o visto de estudante é dispensado.

Para cursos de até seis meses é necessária a obtenção do visto temporário e para períodos superiores, cartão de residência para estudantes. Todos esses documentos precisam ser providenciados na sede da Polícia Nacional espanhola assim que você ingressar no país.

Como validar seu diploma da Espanha no Brasil

Quem estuda na Espanha não costuma encontrar dificuldades para posterior validação do diploma no Brasil. Isso ocorre porque a carga horária e grade das Universidades espanholas é muito completa e figura entre as melhores da Europa!

O processo de validação é feito em uma Universidade Federal do Brasil, onde a carga horária, disciplinas e estrutura do curso será analisada no ato da validação!

Custo de vida médio na Espanha

Estudar na Espanha é um verdadeiro investimento para a vida Acadêmica e currículo de qualquer brasileiro, no entanto, este não é um dos países mais caros da Europa para se viver!

Os custos de vida para morar na Espanha variam muito de acordo com a cidade, mas é possível alugar um imóvel por cerca de seiscentos euros e a alimentação completa por um mês não costuma passar de quatrocentos euros.

Se compararmos com o valor em real os preços podem ser bastante salgados, mas para quem trabalha na Espanha e recebe em euros, a qualidade de vida pode ser bastante alta mesmo para quem não ganha um salário tão alto. O salário mínimo na Espanha gira em torno de 1300 euros.

Comparando com o Brasil os custos de vida são bem mais razoáveis, já que os brasileiros dificilmente conseguem viver com a qualidade de vida espanhola recebendo um salário mínimo!

Desvantagens e riscos de morar na Espanha

Não existem riscos altos de morar na Espanha devido à alta qualidade de vida, mas podemos apontar como desvantagem a extrema exigência para o mercado de trabalho, que pode dificultar a vida de muitos brasileiros ao buscar trabalho no país.

Outra dificuldade é a burocracia enfrentada por brasileiros que decidem estudar na Espanha. A documentação pode levar alguns meses e, dessa forma, pode ser necessário estar no país um tempo antes de iniciar os estudos.

Como você acompanhou, estudar na Espanha apresenta importantes vantagens e enriquece bastante seu currículo. Para realizar esse sonho de maneira efetiva, que tal fazer um ótimo curso de espanhol, na maior escola online de espanhol para brasileiros? Acesse o site do Espanhol de Verdade e comece seu curso hoje mesmo!

Confira também:
Gostou? Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

LIVRO DIGITAL GRATUITO!

Baixe agora a versão digital do livro “7 erros mais comuns dos brasileiros ao falar espanhol” e evite complicações ao falar espanhol em diversas situações!

PREENCHA E BAIXE:

O Espanhol de Verdade é escola online com marca registrada  pela SDR Digital – CNPJ 27.291.714/0001-52 – Com sede em Belo Horizonte – Minas Gerais. contato@espanholdeverdade.com.br