Gramática Espanhol de Verdade

Tire todas suas dúvidas de espanhol com a nossa Gramática Online, 100% gratuita.!

Como Conjugar Verbos em Espanhol: GUIA COMPLETO E DICAS

CONTEÚDO DESTE ARTIGO

É indiscutível a utilidade dos verbos na hora de nos expressarmos em qualquer língua. O espanhol não seria uma exceção, até mesmo pela proximidade com o português até mesmo na conjugação. Mas não se engane! Existem muitas nuances na conjugação verbal do espanhol que podem gerar dúvidas e mudar até o sentido da frase. Tendo dito isso, vamos para a aula!

 

O que são verbos?

 

Bem, mas antes de tudo, o que são os verbos? Eles são palavras que expressam uma ação e também, no caso do espanhol, possuem formas diferentes segundo os mais variados tempos e modos verbais da língua e também para cada pronome pessoal. Para que eles possam ser conjugados, precisamos também identificar o sujeito da frase, que é quem realiza a ação apontada pelo verbo. Veja exemplos:

 

CONJUGACIONES EN PRESENTE DE INDICATIVO
SUJ. – VERBOCANTARBEBERPARTIR
Yocantobeboparto
cantasbebespartes
Voscantásbebéspartís
Él, Ella, Ello, Ud.cantabebeparte
Nosotros(as)cantamosbebemospartimos
Vosotros(as)cantáisbebéispartís
Ellos(as), Uds.cantanbebenparten

 

Note a existência de 7 pronomes com que os verbos concordam. Eles são os sujeitos, mas nem sempre estarão explícitos na frase e, por isso, exigem de nós atenção. Por sorte, é bem parecido com o português e você vai entender bem rapidinho como usá-los corretamente.

 

Antes de prosseguirmos, você precisa saber quais são os pronomes e a que eles se referem. São eles de:

 

– Primera persona (singular: yo; plural: nosotros, nosotras);

– Segunda persona (singular informal: tú, vos; singular formal: usted; plural informal: vosotros, vosotras (España), ustedes (Latinoamérica); plural formal: ustedes);

– Tercera persona (singular: él, ella, ello; plural: ellos, ellas).

 

Vale lembrar também que, apesar de USTED e USTEDES serem considerados de segunda pessoa, eles têm as conjugações de terceira pessoa. Observe as frases a seguir que têm destacados os sujeitos com os pronomes correspondentes:

 

Mi familia y yo (Nosotros) no bebemos gaseosa.

El cuaderno (Él) tiene muchas notas de las clases.

Las mamás (Ellas) cuidan siempre a sus hijos.

Tu amigo y tú (Ustedes/Vosotros) pueden/podéis venir a mi fiesta.

 

Diferença: VOSOTROS(AS) × USTEDES

 

Na Espanha, usa-se VOSOTROS(AS) quando há outras pessoas junto a “tú” para um tratamento informal, e para o tratamento formal, usamos USTEDES.

Entretanto, em toda a América Latina, usa-se indistintamente o USTEDES.

Além disso, a ordem correta é sempre colocar yo ao final de tudo. Em outras palavras, não podemos dizer “yo y mi familia”, somente “mi familia y yo”. É uma ordem de prioridade para os pronomes: 3.as personas > 2.as personas > 1.as personas.

É sempre o último pronome a aparecer que decide a conjugação: se está sozinho, usa-se o singular; mas, se aparece com algum dos outros anteriores, usa-se o plural.

 

Yo soy tu amigo”, mas “ y yo (nosotros) somos amigos”;

Tú puedes venir”, mas “él y tú (vosotros/ustedes) podéis/pueden venir”.

 

Modos e tempos verbais em espanhol

 

O verbo, tal como ele é, está no Infinitivo, que é como ele é encontrado no dicionário (terminando com –AR, –ER, –IR ou –ÍR). Este, o Gerundio e o Participio Pasado não concordam com os pronomes, mas ajudam outros verbos a completarem seu sentido (exemplo: estoy comiendo). Mas os verbos conjugados já dependem dos pronomes para que possam ser conjugados também de acordo com o tempo (Pretérito, Presente, Futuro) e modo (Indicativo, Subjuntivo, Imperativo). Veja a seguir com o verbo ser:

 

CONJUGACIONES DEL VERBO SER EN DISTINTOS TIEMPOS Y MODOS
YoTú / VosÉlNst.Vst.Ellos
Presente de Ind.soyeres

sos

essomossoisson
Pretérito Imperf. de Subj.fuera

fuese

fueras

fueses

fuera

fuese

fuéramos

fuésemos

fuerais

fueseis

fueran

fuesen

Imper. Afirm.seaseamossedsean

 

Quais conjugadores posso usar para os verbos em espanhol?

 

É sempre bom praticar um verbo novo e em um tempo verbal novo a cada dia com conjugadores confiáveis. Sempre que você se deparar com um novo verbo cuja conjugação você não conhece, é de suma importância que você pesquise imediatamente como ele é flexionado. Abaixo, seguem dois:

 

Conjugador Reverso (com pronúncia): https://conjugacao.reverso.net/conjugacao-espanhol.html

Conjugador WordReference (com grupos de irregularidade): https://www.wordreference.com/conj/EsVerbs.aspx

Quer aprender mais? Se liga:

Gostou? Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

LIVRO DIGITAL GRATUITO!

Baixe agora a versão digital do livro “7 erros mais comuns dos brasileiros ao falar espanhol” e evite complicações ao falar espanhol em diversas situações!

PREENCHA E BAIXE:

O Espanhol de Verdade é escola online com marca registrada  pela SDR Digital – CNPJ 27.291.714/0001-52 – Com sede em Belo Horizonte – Minas Gerais. contato@espanholdeverdade.com.br