Gramática Espanhol de Verdade

Tire todas suas dúvidas de espanhol com a nossa Gramática Online, 100% gratuita.!

Concordância Verbal em Espanhol: Explicação Completa!

CONTEÚDO DESTE ARTIGO

“Sou, és, é, somos, sois, são”, qual deles usar? Acho que todos já tiveram essa dúvida em português e os hispanófonos também a têm. A concordância verbal é um tema indispensável para sabermos nos comunicar e expressar com primazia as nossas ideias, sem confusões! Pode parecer um tema assustador, mas você vai ver que é muito parecido ao que já temos em português.

 

O verbo e sua concordância no espanhol

 

Analogamente ao português, o espanhol tem três pessoas (1.ª, 2.ª y 3.ª personas) e número (singular y plural). Os verbos sempre estarão conjugados em alguma dessas 6 possibilidades, ou seja, eles têm 6 conjugações (ou 7) para cada tempo de acordo com a pessoa e o número. Acompanhe no quadro:

 

PRONOMBRES PARA LA CONCORDANCIA VERBAL (VERBO: SER)
SINGULAR1.ª personaYoSoy
2.ª personaTú, vos¹Eres, sos
3.ª personaÉl, ella, ello, usted²Es
PLURAL1.ª personaNosotros, nosotrasSomos
2.ª personaVosotros, vosotrasSois
3.ª personaEllos, ellas, ustedes²Son
¹ La única diferencia entre y Vos está en Presente de Indicativo y en Imperativo Afirmativo. En todos los demás, tienen exactamente la misma conjugación.
² Usted y Ustedes son utilizados para hablar a una persona formalmente, así que son obligatoriamente de 2.as personas, pero toman la conjugación de las 3.as.

 

A concordância verbal no espanhol em si

 

A seguir, veremos como concordar o sujeito da frase (quem executa a ação) com o verbo (a ação) nos mais diversos casos:

 

Sujetos únicamente en singular:

 

Falando de algo ou alguém no singular que não é nem você mesmo (1.ª persona), nem a pessoa com quem você fala (2.ª persona), devemos usar a conjugação da 3.ª persona del singular:

 

Mi mamá está trabajando en este momento.

Tu hermano estudia en aquel colegio.

La empresa no se pronunció acerca del suceso.

El cientista descubrió algo que jamás alguien había notado.

 

Sujeto compuesto o en plural:

 

O sujeito composto é quando temos mais de um sujeito no singular na mesma frase. Ele, e também o sujeito no plural, pede a conjugação na 3.ª persona del plural se não envolve você mesmo (1.ª persona) ou a pessoa com quem você está falando (2.ª persona).

 

Todos estaban muy contentos en la fiesta.

Fueron comprados aguacates, manzanas y peras.

Las personas se pusieron nerviosas por la situación.

Tu hermano y tu primo no hablaban el uno al otro.

 

Sujetos con las 1.as personas:

 

Quando alguém fala de si mesmo, usará o pronome yo (1.ª persona del singular), e, quando quer envolver outras pessoas, usará nosotros ou nosotras (1.as personas del plural). Sempre que o próprio interlocutor envolver outras pessoas, vamos usar sempre os pronomes de 1.ª personas del plural, independente de quem seja.

 

y yo seremos siempre amigos.

Ellos y nosotras nunca hemos hablado.

Toda mi familia y yo hacíamos muchos viajes por el mundo.

La profesora y nosotras siempre almorzamos juntas.

 

Sujetos con las 2.as personas:

 

Também vamos analisar qual é a concordância verbal para as segundas personas. Os pronomes no singular são , vos (informais) e usted (formal, com a conjugação de 3.ª persona del singular); portanto, usados quando falamos com somente uma pessoa. Já no plural, falando com mais de uma pessoa, temos vosotros, vosotras (informais, de uso exclusivo da Espanha) e ustedes (formal na Espanha; e tanto informal, como formal na América Latina, com conjugação de 3.ª persona del plural). É bom estar atento a essa diferença!

 

Em contexto informal, o plural usa a conjugação de vosotros na Espanha ou de ustedes na América Latina; e em contexto formal, ustedes é usado em todos os casos. Caso a pessoa adicionada seja yo ou nosotros(as), é usada a conjugação de nosotros(as), já discutido no item anterior. Veja (conj. vosotros / conj. ustedes):

 

Tu papá y sois / son muy unidos.

Tus hermanos y deberíais / deberían habérnoslo contado.

Mi mamá, mi hermana y usted pelearon.

No sé qué les pasa a su novia y a usted, siempre están felices.

 

Sujetos con las 3.as personas:

 

Por fim, lançando foco às terceras personas. Caso o sujeito seja composto somente por uma única pessoa, se usa a conjugação de 3.ª persona del singular. Já no caso de haver mais de uma tercera persona, a conjugação é de 3.ª persona del plural. Caso essa inserção seja de uma 1.ª persona ou 2.ª persona, são usadas as outras regras já faladas acima. Veja:

 

Mi mamá siempre trabajó mucho para que sea un ejemplo para mí.

La clase fue cancelada porque no contaba con alumnos suficientes.

Los cantautores componen y cantan sus propias canciones.

Mi hermana mayor y mi papá suelen viajar por negocios.

 

Casos especiais de concordância verbal em espanhol

 

Para toda a regra, há exceções, e é isso que vamos ver a seguir. É crucial entender os seguintes itens para falar bem o espanhol, pois, ainda que sejam pontos fora da curva, são muito comuns no dia a dia. Seguem os casos especiais:

 

Concordancia para el verbo Haber:

 

No sentido de existência, ele é impessoal. Por conta disso, ele é conjugado somente na 3.ª persona del singular, ainda que a palavra a seguir esteja no plural. Como verbo auxiliar para tempos compostos, ele tem sua conjugação completa, devendo seguir as regras anteriores. Foquemos no seu caso impessoal:

 

Hay mucha gente en la fiesta.

Hubo muchas guerras catastróficas en el pasado.

Habrá muchas cosas por hacer.

Espero que haya muchas frutas en la feria.

 

Concordancia para fenómenos de la naturaleza:

 

Tal como português, também são verbos impessoais. Do mesmo modo, só devem ser conjugados na 3.ª persona del singular, mas pode ter conjugação completa no sentido figurado. Acompanhe abaixo:

 

Ventó por la mañana y llovió por la tarde.

Aquí, siempre nieva y relampaguea.

 

Concordancia para el verbo Hacer para indicar tiempo y clima:

 

Também se tratando de um verbo impessoal nestas condições, conjuga-se somente na 3.ª persona del singular. Veja os exemplos a seguir:

 

Hace dos horas que te estoy esperando.

Trabajo aquí desde hace tres años.

Hace mucho frío en esta región del país.

Me encanta que haga calor aún en otoño.

 

Concordancia para el verbo Ser:

 

Este é o caso mais complicado, mas vamos facilitá-lo agora mesmo!

 

1) Quando os dois lados do verbo ser (sujeito e objeto) forem seres inanimados, conjuga-se preferencialmente com aquele que estiver no plural; se não houver plural, fica no singular. Exemplos: Mi sueldo son 500 dólares. No todo son flores. El mono es un simio. La cadera es una parte del cuerpo.

 

2) Se um lado for uma pessoa e o outro um ser inanimado, o verbo conjuga-se exclusivamente com a pessoa, seja singular, seja plural. Exemplos: eres todas mis emociones. Él es mis mejores momentos. Nosotros somos un equipo.

 

3) Quando usado um número colectivo, o verbo ser e qualquer outro verbo podem estar conjugados tanto no singular como no plural, com preferência pelo plural. Exemplos: Una docena de alumnos estaba / estaban en el salón. Un trío de chicos es / son suficiente(s) para realizar este trabajo.

 

4) Se um lado é uma pessoa ou um ser inanimado e o outro é um adjetivo (aspecto), o verbo ser conjuga-se exclusivamente com o primeiro, pois o adjetivo também concordará em número com ele. Exemplos: Todos son inteligentes. Las casas son amarillas.

 

¡Esto era todo para este tema! Esperamos que você tenha aprendido bastante com esta aula e que nunca desista de aprender o espanhol, pois você é capaz. ¡Hasta la próxima clase!

Quer aprender mais? Se liga:

Gostou? Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

LIVRO DIGITAL GRATUITO!

Baixe agora a versão digital do livro “7 erros mais comuns dos brasileiros ao falar espanhol” e evite complicações ao falar espanhol em diversas situações!

PREENCHA E BAIXE:

O Espanhol de Verdade é escola online com marca registrada  pela SDR Digital – CNPJ 27.291.714/0001-52 – Com sede em Belo Horizonte – Minas Gerais. contato@espanholdeverdade.com.br