Tire todas suas dúvidas de espanhol com a nossa Gramática Online, 100% gratuita.!

Concordância Verbal em Espanhol: Explicação Completa!

CONTEÚDO DESTE ARTIGO

“Sou, és, é, somos, sois, são”, qual deles usar? Acho que todos já tiveram essa dúvida em português e os hispanófonos também a têm. A concordância verbal é um tema indispensável para sabermos nos comunicar e expressar com primazia as nossas ideias, sem confusões! Pode parecer um tema assustador, mas você vai ver que é muito parecido ao que já temos em português.

 

O verbo e sua concordância no espanhol

 

Analogamente ao português, o espanhol tem três pessoas (1.ª, 2.ª y 3.ª personas) e número (singular y plural). Os verbos sempre estarão conjugados em alguma dessas 6 possibilidades, ou seja, eles têm 6 conjugações (ou 7) para cada tempo de acordo com a pessoa e o número. Acompanhe no quadro:

 

PRONOMBRES PARA LA CONCORDANCIA VERBAL (VERBO: SER)
SINGULAR1.ª personaYoSoy
2.ª personaTú, vos¹Eres, sos
3.ª personaÉl, ella, ello, usted²Es
PLURAL1.ª personaNosotros, nosotrasSomos
2.ª personaVosotros, vosotrasSois
3.ª personaEllos, ellas, ustedes²Son
¹ La única diferencia entre y Vos está en Presente de Indicativo y en Imperativo Afirmativo. En todos los demás, tienen exactamente la misma conjugación.
² Usted y Ustedes son utilizados para hablar a una persona formalmente, así que son obligatoriamente de 2.as personas, pero toman la conjugación de las 3.as.

 

A concordância verbal no espanhol em si

 

A seguir, veremos como concordar o sujeito da frase (quem executa a ação) com o verbo (a ação) nos mais diversos casos:

 

Sujetos únicamente en singular:

 

Falando de algo ou alguém no singular que não é nem você mesmo (1.ª persona), nem a pessoa com quem você fala (2.ª persona), devemos usar a conjugação da 3.ª persona del singular:

 

Mi mamá está trabajando en este momento.

Tu hermano estudia en aquel colegio.

La empresa no se pronunció acerca del suceso.

El cientista descubrió algo que jamás alguien había notado.

 

Sujeto compuesto o en plural:

 

O sujeito composto é quando temos mais de um sujeito no singular na mesma frase. Ele, e também o sujeito no plural, pede a conjugação na 3.ª persona del plural se não envolve você mesmo (1.ª persona) ou a pessoa com quem você está falando (2.ª persona).

 

Todos estaban muy contentos en la fiesta.

Fueron comprados aguacates, manzanas y peras.

Las personas se pusieron nerviosas por la situación.

Tu hermano y tu primo no hablaban el uno al otro.

 

Sujetos con las 1.as personas:

 

Quando alguém fala de si mesmo, usará o pronome yo (1.ª persona del singular), e, quando quer envolver outras pessoas, usará nosotros ou nosotras (1.as personas del plural). Sempre que o próprio interlocutor envolver outras pessoas, vamos usar sempre os pronomes de 1.ª personas del plural, independente de quem seja.

 

y yo seremos siempre amigos.

Ellos y nosotras nunca hemos hablado.

Toda mi familia y yo hacíamos muchos viajes por el mundo.

La profesora y nosotras siempre almorzamos juntas.

 

Sujetos con las 2.as personas:

 

Também vamos analisar qual é a concordância verbal para as segundas personas. Os pronomes no singular são , vos (informais) e usted (formal, com a conjugação de 3.ª persona del singular); portanto, usados quando falamos com somente uma pessoa. Já no plural, falando com mais de uma pessoa, temos vosotros, vosotras (informais, de uso exclusivo da Espanha) e ustedes (formal na Espanha; e tanto informal, como formal na América Latina, com conjugação de 3.ª persona del plural). É bom estar atento a essa diferença!

 

Em contexto informal, o plural usa a conjugação de vosotros na Espanha ou de ustedes na América Latina; e em contexto formal, ustedes é usado em todos os casos. Caso a pessoa adicionada seja yo ou nosotros(as), é usada a conjugação de nosotros(as), já discutido no item anterior. Veja (conj. vosotros / conj. ustedes):

 

Tu papá y sois / son muy unidos.

Tus hermanos y deberíais / deberían habérnoslo contado.

Mi mamá,