Gramática Espanhol de Verdade

Tire todas suas dúvidas de espanhol com a nossa Gramática Online, 100% gratuita.!

Conjunções Coordenadas em Espanhol: o que é e como usar? Guia Completo!

CONTEÚDO DESTE ARTIGO

Apenas uma frase não é suficiente para passar uma ideia. Precisamos adicionar mais palavras para nos expressarmos bem e, para tanto, precisamos delas: las conjunciones en español. Vamos dar um foco agora nas conjunciones coordinantes, então aprenda já o que são e como utilizá-las.

 

O que são as conjunções em espanhol?

 

As conjunções são inseridas em textos e em conversas, deixando a frase mais fluída. De modo sucinto, as conjunciones, que também existem em português, unem frases e, portanto, estabelecem alguma relação dependendo da função à qual pertencem. No caso das conjunções coordenadas (em espanhol: conjunciones coordinantes), é feita essa correlação, mas as duas frases não possuem dependência uma da outra.

 

Como colocar as conjunções nas frases?

 

Dando continuidade, vamos trabalhar com duas ou mais orações coordenadas. Oração é uma frase com verbo, que pode estar oculto para evitar uma má escrita, e “coordenada” quer dizer simplesmente que a oração independe de outra para ter um sentido integral. Veja abaixo:

 

Estoy hambriento, es decir, no comí nada desde anoche.

La conjunción es “es decir”, que establece una explicación.

 

As orações em vermelho (“estoy hambriento”) e em verde (“es decir, no comí nada desde anoche”) são coordenadas. É certo que a segunda explica a primeira, mas, se disséssemos cada uma separadamente, veríamos que elas possuem um sentido completo por conta própria. Lembre-se de que a conjunção geralmente vai aparecer no começo da segunda oração.

 

Na presença de uma oração subordinada, sempre haverá uma oração coordenada. Assim, a coordenada possui o sentido completo, mas a subordinada está lá para complementar a frase, dependendo da coordenada para que tenha sentido. Acompanhe:

 

Si estás conmigo, no le tengo miedo a nada.

La conjunción “si” indica una condición.

 

Já neste caso, temos que a oração em azul (“si estás conmigo”) é a subordinada. A oração coordenada é a laranja (“no le tengo miedo a nada”), pois ela possui um sentido completo, mas a em azul depende dela; pois, se falássemos somente “si estás conmigo”, não faria sentido, estaria faltando algo.

 

Em resumo, a coordenada pode existir por conta própria, mas a subordinada depende de uma coordenada.

 

Tipos de conjunções coordenadas em espanhol

 

Existem muitos tipos de conjunções coordenadas em espanhol. Como já vimos, cada uma vai estabelecer algum sentido em relação a outra frase. As conjunções que se formam com mais de uma palavra são chamadas de locuciones conjuntivas. Vamos ver as classificações com definição e exemplos (Conj. Coord. = Conjunciones Coordinantes):

 

CLASIFICACIÓNDEFINICIÓNEJEMPLOS
Conj. Coord. AdversativasEstabelecem uma oposição entre os termos envolvidos. Elas aparecem muito nos nossos textos, e a mais comum é pero.Pero, empero, mas, aunque, sin embargo, no obstante, sino etc.

Hacía frío, pero no llovía.

Conj. Coord. CopulativasDão a ideia de adição entre os termos. São poucos os casos. Existem casos de eufonia Y→E e O→UY, e, o, u, ni.

Disfrutamos la fiesta ayer y sacamos muchas fotos.

Conj. Coord. DistributivasElas indicam que os termos podem alternar-se entre si, de modo que um pode acontecer ou não em relação ao outro.Tanto… como, sea… sea, ora… ora, o… o, bien… bien, ya… ya etc.

Voy a buscarte, sea en coche, sea en autobús.

Conj. Coord. DisyuntivasSão apenas duas. Eliminam uma opção em relação à outra, ou seja, somente uma é considerada. Também ocorre o caso de eufonia O→U.O, u.

Llegué a casa a las siete o a las ocho.

Conj. Coord. ExplicativasAtribuem um sentido de explicação à frase que vai à frente. Geralmente, estão isoladas por vírgulas na frase.Es decir, esto es, mejor dicho, o sea, es más etc.

Todos deben respetarse, mejor dicho, al mundo le falta empatía.

 

Quer aprender mais? Se liga:

Gostou? Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

LIVRO DIGITAL GRATUITO!

Baixe agora a versão digital do livro “7 erros mais comuns dos brasileiros ao falar espanhol” e evite complicações ao falar espanhol em diversas situações!

PREENCHA E BAIXE:

O Espanhol de Verdade é escola online com marca registrada  pela SDR Digital – CNPJ 27.291.714/0001-52 – Com sede em Belo Horizonte – Minas Gerais. contato@espanholdeverdade.com.br