Gramática Espanhol de Verdade

Tire todas suas dúvidas de espanhol com a nossa Gramática Online, 100% gratuita.!

(Si, asi, aunque…) Conjunções Subordinadas em Espanhol – Explicação Completa

CONTEÚDO DESTE ARTIGO

Já vimos anteriormente as conjunções coordenadas, e agora é a vez das conjunções subordinadas (em espanhol, conjunciones subordinantes). Aprenda de uma vez por todas quais são e como usar as conjunções subordinadas.

 

O que são as conjunções subordinadas?

 

Ainda falando de conjunções, vamos ter também aquelas que estão com uma oração subordinada. Uma oração subordinada é aquela que não possui um sentido completo se dita separadamente, ou seja, depende de outra oração. Neste caso, uma oração subordinada sempre estará à mercê de uma oração coordenada, possuindo um sentido completo, mas que se une à subordinada para completar o sentido.

 

Si estás conmigo, no tengo miedo.

 

A frase em verde (“no tengo miedo”) tem sentido completo se dita separadamente. Porém, a frase em vermelho (“si estás comigo”) não consegue expressar integralmente a ideia, sendo completada pela vermelha e dando o sentido de condição. Assim, as orações subordinadas possuem conjunções subordinadas (conjunciones subordinantes, neste caso, si) para alterar o sentido da coordenada.

 

Em resumo, a coordenada pode existir por conta própria, mas a subordinada depende de uma coordenada para completar seu sentido.

 

Tipos de conjunções subordinadas em espanhol

 

Não são somente as conjunciones condicionales que existem. O espanhol também possui outras classificações para as conjunções que estão descritas abaixo. As conjunções que se encontram na mesma classificação costumam ser usadas da mesma forma, ou seja, podem ser sinônimos, mas algumas podem ser mais formais ou mudar um pouco o sentido:

 

CLASIFICACIÓNDEFINICIÓNEJEMPLOS
Conj. Subord. CausalesEstabelecem um sentido de causa ou em relação à oração coordenada.Porque, pues, conque, de modo que, puesto que, una vez que etc.

No vamos a la fiesta porque estamos exhaustos.

Conj. Subord. ComparativasIndicam uma comparação, tanto superior, como inferior, com a oração coordenada. Geralmente, o verbo pode ficar oculto na subordinada.Más que, menos que, como, cual, igual que, de igual modo, así como etc.

Corro menos rápido que tú (corres).

Conj. Subord. ConcesivasApontam uma ação oposta à coordenada, mas que não a impede, ou seja, é uma condição irrelevante.Aun cuando, aunque, pese a, si bien, por más que etc.

Todo cambia aunque no lo queramos.

Conj. Subord. CondicionalesIntroduz uma condição na oração coordenada, de modo que esta só possa se realizar conjuntamente à subordinada.Si, en el caso de que, una vez que, siempre que, cuando etc.

Solo me hablas si aprendes a portarte bien.

Conj. Subord. ConsecutivasTambém são denominadas “ilativas”. Adicionam uma consequência à oração coordenada.Por lo tanto, por eso, consecuentemente, de modo que, así que, tanto que etc.

Tengo tareas, así que no podré jugar contigo.

Conj. Subord. FinalesEntrelaçam uma ideia de condição na coordenada para que a subordinada possa ocorrer.Para que, a fin de que, con vista a etc.

¿Usted puede darme sus documentos para que yo realice su inscripción?

Conj. Subord. TemporalesPodem expressar uma ideia de tempo: anterioridade, simultaneidade e posterioridade.Cuando, cada vez que, antes que, después que, mientras, apenas, ni bien, en cuanto etc.

Te avisaremos en cuanto lleguemos.

 

Quer aprender mais? Se liga:

Gostou? Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

LIVRO DIGITAL GRATUITO!

Baixe agora a versão digital do livro “7 erros mais comuns dos brasileiros ao falar espanhol” e evite complicações ao falar espanhol em diversas situações!

PREENCHA E BAIXE:

O Espanhol de Verdade é escola online com marca registrada  pela SDR Digital – CNPJ 27.291.714/0001-52 – Com sede em Belo Horizonte – Minas Gerais. contato@espanholdeverdade.com.br