Gramática Espanhol de Verdade

Tire todas suas dúvidas de espanhol com a nossa Gramática Online, 100% gratuita.!

(Mais, menos, dividido…) Como dizer as Operações Matemáticas em Espanhol

CONTEÚDO DESTE ARTIGO

Dentre as muitas operações matemáticas, usamos apenas algumas no dia a dia. Vamos aprender como elas são ditas em espanhol no cotidiano?

 

Aritmética em espanhol

 

A aritmética (en español: aritmética) é um grupo de 4 (quatro) operações matemáticas recorrentes no dia a dia. Vamos usá-las com muita frequência, pois são elas: adición (+), sustracción (–), multiplicación (×) y división (÷). Também é importante falar de outros sinais:

 

=: igual a

≠: diferente de

<: menor que

>: mayor que

≤: menor o igual a

≥: mayor o igual a

≅: aproximadamente

n!: factorial

 

Adición o suma (+)

 

A operação de adição (em espanhol: la adición, la suma) é a combinação de duas ou mais partes. Seu sinal é + (em espanhol: el signo más). Os verbos relacionados são: sumar, agregar, añadir. Exemplos:

 

Cinco más cinco es igual a diez.

Si se le suma 36 a 64, tenemos cien.

 

Sustracción o resta (–)

 

A operação de subtração (em espanhol: la sustracción, la resta) é a retirada de uma quantidade de outra. Seu sinal é (em espanhol: el signo menos). Os verbos relacionados são: restar, sustraer, substraer. Exemplos:

 

Cuarenta menos dieciséis es igual a veinticuatro.

Al restar doce de quince, sobran tres.

 

Multiplicación (×, ·)

 

A operação de multiplicação (em espanhol: la multiplicación) é fazer que uma quantidade se some a si mesma determinadas vezes. São 2 sinais utilizados para representá-la:

 

× (el aspa, usada só entre números: 2×2) e

· (el punto medio, usado entre números e opcionalmente entre letra e número e entre letras: 2·3, 4·x, x·y).

 

Podemos expressar a multiplicação das seguintes formas:

 

Cuatro veces tres es igual a doce.

Diez (multiplicado) por diez da cien.

 

OJO: O resultado de uma multiplicação (multiplicando × multiplicador) se chama “producto”. E lembre-se da frase: “a ordem dos fatores não altera o produto”.

 

División (÷, :, /)

 

A operação de divisão (em espanhol: la división) visa repartir igualmente uma quantidade. Nem sempre a divisão será exata, ou seja, com o resto igual a zero. Existem 3 símbolos que representam a divisão: ÷, : e /. As frações também expressam divisões.

 

20 dividido por 3 da 6 y sobra 2.

Dividiendo ÷ divisor = cociente + residuo o resto.

 

Outras operações matemáticas em espanhol

 

Algumas outras contas matemáticas são derivadas das operações matemáticas. Elas não são tão comuns, mas estão igualmente presentes no cotidiano. Vejamos:

 

Potenciación (x²)

 

A potenciação indica que o número é multiplicado pelas vezes indicadas pelo número sobrescrito. Existem duas formas comuns de representá-la, com o sobrescrito ou com o circunflexo: x² ou x^(2). A forma de ler é simples também, existindo somente duas formas particulares:

 

4² = 4×4 = 16: cuatro (elevado) al cuadrado es 16.

5³ = 5×5×5 = 125: cinco (elevado) al cubo es 125.

6^(4) = 6×6×6×6 = 1.296: seis (elevado) a la cuarta es 1.296.

7^(n): siete elevado a n (cualquier número).

 

Radicación (√)

 

A radiciação é a operação inversa à potenciação. Quando na raiz não há número, indica que é uma raíz cuadrada (2); quando há número, indica outra raiz: raíz cúbica (3), raíz cuarta (4), raíz décima (10) etc.

 

La raíz cúbica de 1.000 es 10, pues 10³ = 1.000.

La raíz cuadrada de 225 es 15, pues 15² = 225.

La raíz décima de 1.024 es 2, pues 2^(10) = 1.024.

 

Logaritmo (log)

 

O logaritmo é a função (não operação) inversa à potenciação. Ele é capaz de transformar operações: uma multiplicação em uma soma, uma divisão em uma subtração, uma potência em uma multiplicação e uma raiz em uma divisão. O logaritmo ajudou a simplificar cálculos em dispositivos eletrônicos. Também existe o logaritmo natural (ln), com a base no número de Euler (e ≅ 2,718).

 

El logaritmo en la base 10 de 100 es 2: log 100 = 2.

 

Funções trigonométricas em espanhol

 

Essas funções são baseadas em um círculo e as relações que um triângulo retângulo (que tem um dos ângulos igual a 90º) pode estabelecer com ele a partir do centro da circunferência. São 6 as funções principais, que também podem relacionar-se entre si:

 

Seno: sen, sin;

Coseno: cos;

Tangente: tg, tan = sen/cos;

Secante: sec = 1/cos;

Cosecante: csc, cosec = 1/sen;

Cotangente: cot, ctg = cos/sen.

 

Algumas operações de cálculo

 

Existem ainda três funções do cálculo que se correlacionam muito e que também estão presentes no dia a dia.

 

Límite (lim)

 

Fala sobre a tendência a um valor quando x tende a um determinado ponto numa função. Pode ainda mostrar se o ponto existe na curva da função ou a tendência pelo lado negativo ou positivo. Note que o nome da função é um heterotônico: li-MI-te em português, mas LÍ-mi-te em espanhol.

 

Derivación (dy/dx)

 

A derivada denota a taxa de variação da curva de uma função. Sua aplicação mais comum é para saber o deslocamento, a velocidade e a aceleração de uma partícula. As constantes (número sem incógnita) desaparecem na derivação, não podendo ser determinados pela integral se não houver equação. Veja:

 

La función de desplazamiento: y = x² + x + 1

La derivada de la función del desplazamiento (y’ o dy/dx) es la función de la velocidad.

y’ = dy/dx = 2x + 1

La derivada de la función de la velocidad, o la segunda derivada de la función del desplazamiento (y” o d²y/dx²), es la función de aceleración.

y” = d²y/dx² = 2

 

Integración (∫)

 

A integral calcula a área abaixo da curva até o eixo x (se definida). Ela é a função inversa da derivada, revertendo-a, também sendo capaz de calcular o volume de sólido e a variação de volume de alguma amostra. Existem dois tipos: integrales definidas (con límites, sin la constante C) e integrales indefinidas (sin límites, constante C indeterminada si no está en una ecuación).

 

∫y” dx = y’ + C

∫2 dx = 2x + C

∫(2x + C) dx = x² + Cx + C’

Quer aprender mais? Se liga:

Gostou? Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

LIVRO DIGITAL GRATUITO!

Baixe agora a versão digital do livro “7 erros mais comuns dos brasileiros ao falar espanhol” e evite complicações ao falar espanhol em diversas situações!

PREENCHA E BAIXE:

O Espanhol de Verdade é escola online com marca registrada  pela SDR Digital – CNPJ 27.291.714/0001-52 – Com sede em Belo Horizonte – Minas Gerais. contato@espanholdeverdade.com.br