Gramática Espanhol de Verdade

Tire todas suas dúvidas de espanhol com a nossa Gramática Online, 100% gratuita.!

[Espanhol] Pronomes Pessoais Átonos e Colocação Pronominal + Explicação Completa

CONTEÚDO DESTE ARTIGO

Como todos os pronomes, eles estão presentes no dia a dia em quase todas as falas. Também temos a famosa colocação pronominal, que costuma ser um terror em português, mas em espanhol é muito mais fácil! Portanto, continue aqui com a gente para podermos lhe ensinar tudo acerca dos pronombres átonos e colocación pronominal no espanhol.

 

Pronomes pessoais átonos em espanhol

 

Além de pronomes tônicos, que já discutimos em outra publicação, temos também os pronomes átonos. Embora não tenham tanta força na hora da pronúncia, os pronombres átonos são extremamente importantes para completar o sentido do verbo. São três tipos: pronombres reflexivos, pronombres de complemento indirecto, pronombres de complemento directo. Veja a seguir:

 

PRONOMBRES ÁTONOS EN ESPAÑOL
PronombrePr. ReflexivosPr. de C. Ind.Pr. de C. Dir.
YoMEMEME
Tú, VosTETETE
Él, ElloSELE (SE)LO
EllaLA
UstedLO, LA (LE)
Nosotros(as)NOSNOSNOS
Vosotros(as)OSOSOS
EllosSELES (SE)LOS
EllasLAS
UstedesLOS, LAS (LES)

 

Ademais, existe uma ordem de prioridade caso apareça mais de um com o verbo. No máximo, teremos dois tipos deles junto ao verbo, nunca os três juntos, e é por isso que há essa prioridade. Veja:

 

REFLEXIVOSCOMPLEMENTO INDIRECTO – COMPLEMENTO DIRECTO

Caso apareça mais de um, você deve posicioná-los de acordo com essa ordem.

 

¡ATENCIÓN!

 

Quando temos os complementos indiretos “le” ou “les” antes dos diretos “lo”, “la”, “los” ou “las”; os indiretos devem tornar-se obrigatoriamente “se”, por questão de eufonia (“le lo” não fica bonito na fala):

 

¿Ya has contado la verdad (CD: la) a tu papá (CI: le)?

¿Ya le la has contado? (Le→Se) → ¿Ya se la has contado?

 

Colocação pronominal em espanhol?

 

Obviamente, também temos regras para colocar os pronomes átonos em relação ao verbo. Isto é, temos já a ordem de prioridade entre os pronombres átonos em espanhol entre si, mas também precisamos posicioná-los corretamente perante o verbo: antes (proclisis) ou depois (enclisis). Observe então como é isto em espanhol:

 

COLOCACIÓN PRONOMINAL EN ESPAÑOL
PosiciónExplicación
Pronombres antes del verbo

PROCLISIS

Neste caso, os pronombres átonos são postos ANTES do verbo e SEPARADOS dele. TODOS os verbos conjugados aceitam SOMENTE a proclisis, exceto Imperativo Afirmativo.

No me siento bien.

Ya lo verás.

Se te cayeron los libros.

Le hemos hecho daño.

Quizás se recupere.

Si me lo hubieras contado.

No se acerquen a mí.

Pronombres después del verbo

ENCLISIS

Já neste caso, os pronombres átonos são postos DEPOIS do verbo e JUNTOS a ele. Somente Infinitivo, Gerundio e Imperativo Afirmativo requerem a enclisis. Algumas regras de acentuação passam a valer para manter a sílaba tônica do verbo.

Mirarte es lo mejor.

¿Estás engañándonos?

Dígamelo ya.

Intentan destruirme.

Están cayéndosele los cabellos.

Cuéntenmelo.

Comprémonoslo ahora.

 

Viu como é bem mais tranquilo? Era isto o que tínhamos para ensinar a você quanto a este conteúdo. Esperamos que você tenha entendido tudo! ¡Hasta pronto!

Quer aprender mais? Se liga:

Gostou? Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

LIVRO DIGITAL GRATUITO!

Baixe agora a versão digital do livro “7 erros mais comuns dos brasileiros ao falar espanhol” e evite complicações ao falar espanhol em diversas situações!

PREENCHA E BAIXE:

O Espanhol de Verdade é escola online com marca registrada  pela SDR Digital – CNPJ 27.291.714/0001-52 – Com sede em Belo Horizonte – Minas Gerais. contato@espanholdeverdade.com.br