Tire todas suas dúvidas de espanhol com a nossa Gramática Online, 100% gratuita.!

Tú ou Vos? Diferenças ao usar o Tuteo e Voseo no Espanhol (+ Exemplos)

CONTEÚDO DESTE ARTIGO

Vamos falar um pouco sobre variantes da língua espanhola ao redor do mundo. Mais especificamente, o tema é sobre os pronomes TÚ e VOS, que você já deve ter ouvido em alguma série, filme ou música. Para tanto, vamos falar mais do español rioplatense, falado majoritariamente na Argentina, no Uruguai e no Paraguai.

 

Diferenças de e VOS: como são usados?

 

Antes de tudo, precisamos saber das três pessoas do discurso:

 

1.as personas: A própria pessoa que fala (yo), podendo incluir outras pessoas (plural) que também fazem parte (nosotros, nosotras).

2.as personas: A pessoa com quem falamos informalmente (tú, vos) ou formalmente (usted). Também pode incluir outras pessoas (plural), sendo informal (Espanha: vosotros, vosotras; América Latina: ustedes) ou formal (todos os países: ustedes).

3.as personas: A pessoa que não está na conversa, mas é de quem falamos. Temos as formas do singular (él, ella) e plural (ellos, ellas), todas concordando com algum dos dois gêneros gramaticais (masculino y femenino).

 

Assim, vemos que e vos são usados para falar com alguém no singular e informalmente. A única diferença, portanto, é ONDE eles são usados. Ah, temos dois termos para facilitar: o uso do pronome se chama TUTEO; logo, o uso do pronome vos se chama VOSEO.

 

Tuteo: onde ele é usado?

 

É certo que todos aprendem o espanhol com o pronome . Não é para menos, afinal, ele é o mais comum e todos vão entender você em qualquer lugar em que se fale o espanhol. Como já dito, ele é usado para falar com uma única pessoa informalmente numa conversa, sendo, portanto, equivalente ao “você” do português. Vejamos:

 

¿ me puedes ayudar?¡No hay nadie como !
vete y olvida lo nuestro. también quieres venir.
Yo soy capaz y también. y yo siempre estamos juntos.

 

Voseo: onde é falado?

 

Entretanto, não podemos esquecer o pronome vos. O Voseo mais comum é o do español rioplatense, ou seja, falado na Argentina, no Uruguai e no Paraguai. Nos exemplos a seguir, podemos constatar que a conjugação para o VOS é um pouco diferente daquela do . Aprenda a seguir também como conjugar para o Voseo.

 

¿Vos me podés ayudar?¡No hay nadie como vos!
Vos andate y olvidá lo nuestro.Vos también querés venir.
Yo soy capaz y vos también.Vos y yo siempre estamos juntos.

 

Como conjugar no pronome VOS?

 

Como pudemos ver nos exemplos com o vos, as conjugações entre ele e o são divergentes entre si, ainda que se usem do mesmo jeito. Mas não se preocupe! Você vai aprender agora como conjugar bem facilmente com regras que abrangem praticamente todos os casos.

 

OJO: Há diferença para o español rioplatense somente no Presente de Indicativo e no Imperativo Afirmativo. Também existe Voseo na América Central, mas são menos regulares e cada região o usa de uma forma distinta (conjugação diferente também no Presente de Subjuntivo e Imperativo Negativo).

 

Conjugação para o VOS no Presente de Indicativo

 

Existe uma regra geral para este tempo. Para verbos de primeira e segunda conjugações (terminados em –AR e –ER, respectivamente), simplesmente pegamos a conjugação para vosotros/vosotras e tiramos o último –I. Já para os verbos de terceira conjugação (terminados em –IR), a conjugação para vosotros/vosotras mantém-se inalterada. A única exceção é o verbo “haber”. Vejamos exemplos:

 

CONJUGACIÓN DE VOS EN PRESENTE DE INDICATIVO
InfinitivoVosotrosVoseo – VosTuteo – Tú
AmarAmáisVos amásTú amas
DarDaisVos dasTú das
EstarEstáisVos estásTú estás
CerrarCerráisVos cerrásTú cierras
SerSoisVos sosTú eres
BeberBebéisVos bebésTú bebes
MoverMovéisVos movésTú mueves
HaberHabéisVos hasTú has
SeguirSeguísVos seguísTú sigues
OírOísVos oísTú oyes
PartirPartísVos partísTú partes
IrVaisVos vasTú vas

 

Conjugação para o VOS no Imperativo Afirmativo