Guia completo para estudar no Chile: vantagens, custos, documentos

CONTEÚDO DESTE ARTIGO

Milhares de estudantes brasileiros decidem partir para estudar no Chile e, com isso, aproveitar os benefícios que este país pode oferecer para seus moradores.

Mas, para entender melhor como isto pode ser possível, é preciso realizar o planejamento de sua viagem e compreender todos os pontos positivos e negativos de estudar no Chile.

Para entender melhor, continue lendo a seguir e confira este guia completo sobre as principais informações sobre o Chile que preparamos especialmente para você!

estudar no Chile

Por que escolher estudar no Chile?

O Chile é um dos principais destinos para os estudantes que desejam começar sua vida acadêmica, principalmente devido às características principais deste país.

Normalmente, a sua expectativa de vida é muito alta, principalmente devido à sua qualidade. Oferece conforto e benefícios para os moradores.

É um país que acolhe bem seus imigrantes e oferece segurança para todos os seus moradores. Aumentando cada vez mais a satisfação de quem vive por lá. Morar no Chile significa andar tranquilamente pelas ruas à noite sem medo de maiores riscos, por exemplo.

Mas, qual região é a melhor para estudar?

A sua capital, a cidade de Santiago, é considerada uma das 50 melhores opções de cidades para estudar de todo o mundo, segundo pesquisas.

E, por isto, muitos brasileiros optam por estudar no Chile, principalmente através de programas como o “Ciências Sem Fronteiras”.

Entenda como se preparar para estudar no Chile

Como vimos, estudar no Chile pode ser uma ótima opção, principalmente devido às suas vantagens.

Mas, o primeiro passo para fazer com que seu sonho aconteça é preparar a sua viagem e pesquisar todas as informações que você precisa compreender para preparar as suas malas:

  • Primeiro pesquise as opções de universidades

Se você deseja estudar no Chile, o primeiro passo é pesquisar pelas universidades, seus cursos e buscar pelo processo de admissão de cada uma delas.

Normalmente, o processo seletivo das universidades chilenas é semelhante ao do Brasil, exigindo uma prova de vestibular.

Mas, apesar disto, é possível ainda encontrar universidades que aceitam a nota do Enem oferecida pelos alunos, sendo uma grande oportunidade para os brasileiros.

Porém é preciso fazer uma pesquisa sobre as exigências de cada universidade e como funciona seu processo seletivo.

estudar no Chile

  • Prepare seus documentos

Depois de pesquisar a faculdade ideal e passar pelo processo de aprovação, é preciso separar uma lista de documentos para apresentar em sua nova universidade.

Normalmente, os documentos para apresentação são:

  • Certidão de nascimento original;
  • Passaporte e visto atuais;
  • Carta de aprovação da universidade;
  • Carta que comprova seus recursos financeiros, como uma possível bolsa ou outro meio de vida que você possa ter no Chile;
  • Certificado que ateste sua saúde e que pode ser encontrado no Consulado;
  • Fotos para documento;
  • Certificado de antecedentes para os estudantes maiores de 18, feito através de um passaporte encontrado no Consulado.

Para os estudantes, o visto é renovado facilmente no Chile.

  • Entenda os valores de cada universidade

Ao realizar a escolha de sua universidade, você deverá também pesquisar os custos de sua mensalidade.

Além disso, para conseguir preparar os seus gastos da melhor forma, faça uma média considerando todas as suas despesas com transporte, alimentação e moradia.

Se você deseja economizar ainda mais em sua estadia no país, pode considerar dividir uma acomodação com um colega de sua universidade.

Os estudantes que desejam o visto para viver no Chile não podem trabalhar e, por isso, é preciso ter uma renda antes mesmo de começar seus estudos.

Por isso, entenda como será sua fonte de renda e saiba como receber dinheiro do Brasil, analisando seus recursos, como as agências de câmbio ou os bancos compatíveis.

Quanto custa morar no Chile?

Para entender como morar no Chile e o seu custo de vida, primeiro é preciso saber que seu salário mínimo está aproximadamente no valor de 276 mil pesos chilenos, ou seja, equivalente ao valor de R $1507.

estudar no Chile

Mas, os custos de vida no Chile irão depender da cidade em que você deseja viver. Por exemplo, em uma cidade grande, o custo médio pode ser de 620 mil pesos chilenos, equivalente a R $3387.

Dessa forma, é possível concluir que os valores de moradia também poderão variar de acordo com a cidade.

Apesar do custo de vida chileno parecer um pouco mais alto que no Brasil, no caso dos estudantes este valor pode ser dividido pela metade. Contas básicas e viverem próximos a universidade, economizando no transporte.

Então, vale ou não a pena?

Mas, apesar de seu alto custo, é também um dos países da América do Sul com maior qualidade de vida. Trazendo para sua população uma saúde, educação e segurança de referência.

Faça seu planejamento e entenda como estudar no Chile, avaliando seus gastos e separando toda a sua documentação para ingressar na universidade de sua escolha e viver uma nova experiência, conhecendo ainda mais a cultura deste país.estudar no Chile

Se você deseja estudar no Chile e aproveitar todas estas vantagens, aprimorando seu espanhol,  o Método Espanhol de Verdade vai te ajudar com esse objetivo, sabe por quê?

Somos uma das maiores escolas de idiomas do Brasil. Preparamos brasileiros todos os dias para enfrentarem seus desafios e se aprimorarem no idioma e, dessa forma, facilitando a sua adaptação em uma nova cultura.

Aprender espanhol sozinho

Com todo esse material, você consegue ainda mais oportunidades no novo país e conta com uma escolha especializada. Entende a melhor forma de preparar os brasileiros para falar espanhol em pouco tempo.

Se prepare para estudar no Chile e conte com a Espanhol de Verdade para te auxiliar neste processo, fazendo com que você fique ainda mais próximo deste lindo idioma.

Confira também: