Curiosidades sobre a língua espanhola

10 curiosidades sobre o idioma espanhol que vão te surpreender

CONTEÚDO DESTE ARTIGO

A língua espanhola cada vez mais se destaca no mundo, pois possui mais de 543 milhões de falantes (meio bilhão!). Por essa extensão, é natural que haja muitas curiosidades sobre o espanhol. Vamos conhecer algumas?

 

Idioma espanhol mundo a fora

A língua espanhola não para de se destacar mundo afora. Descubra agora algumas curiosidades do espanhol!

Qual é a origem do espanhol? Bem, ele se trata de uma língua indo-europeia que se originou do latim vulgar falado por soldados, colonos e comerciantes no Império Romano.

A origem do espanhol, em termos geográficos, pode ser identificada no centro-norte da Península Ibérica. Junto do português, francês, italiano e romeno, faz parte da família das línguas românicas.

Vamos conhecer agora outras curiosidades sobre a língua espanhola? Confira agora o que nós trouxemos para você!

 

1. O idioma espanhol é a segunda língua nativa mais falada no mundo

Atrás apenas do mandarim (língua falada pelos chineses), o espanhol se trata da segunda língua nativa mais falada no mundo, ficando na frente do inglês e outras línguas. Atualmente, o idioma responde por cerca de 7,8% da população mundial.

 

2. Pelo menos 44 países têm a língua espanhola como idioma comum

O idioma espanhol é comumente utilizado, no mínimo, por 44 países, o que o torna uma das línguas mais faladas geograficamente. Fica atrás do inglês (com 112 países), francês (com 60) e árabe (com 57).

Em termos de idioma oficial, 22 países falam a língua espanhola, sendo alguns deles:

  • Argentina;
  • Bolívia;
  • Chile;
  • México
  • Colômbia;
  • Costa Rica;
  • Cuba;
  • Espanha;
  • Equador;
  • Guatemala;
  • Entre outros.

Além disso, existem muitos países que o adotam como 2º idioma, como é o caso dos Estados Unidos, onde segundo dados oficiais, mais de 50 milhões de pessoas falam a língua, principalmente nos estados do sul do país, como Flórida, Texas e Califórnia.

 

3. O México é o maior país que fala em espanhol

O México apresenta uma área total de 1.958.201 km², sendo o 14º país mais extenso no mundo. Em população, apresenta 126 milhões de habitantes, abrigando a maior população de língua espanhola do mundo.

CUDIOSIDADE BÔNUS! Sabe qual é o 2º país com mais falantes de espanhol? São os Estados Unidos, com a segunda maior população hispanohablante no mundo. Em seguida vem Colômbia, Espanha e Argentina.

 

4. A língua espanhola remonta ao século XIII

Antes de ser língua espanhola, o espanhol era conhecido como latim castelhano, mas não há um consenso sobre quando se tornou o idioma como conhecemos.

Contudo, é possível voltar ao século XIII, quando certas leis foram aprovadas pelo Rei Alfonso. Elas estabeleciam que o castelhano era a língua oficial do seu governo, o que começou a dar forma para o espanhol atual.

Em 1492, quando Colombo viajou para as Américas, a língua já havia evoluído o bastante para ser próxima do espanhol recente.

Inclusive, você sabe quais são as diferentes entre a língua espanhola e o castelhano?

Confira o vídeo abaixo:

 

5. Há cerca de 88.000 palavras em espanhol

Atrás de outras línguas mais complexas (como mandarim), e até mesmo do inglês, o idioma apresenta 88.000 palavras em espanhol. Isso é informado pelo Dicionário da Real Academia Espanhola.

Claro que isso exclui as palavras criadas fora da Espanha. Segundo a lista Americanismos da Academia Espanhola, há cerca de 70.000 palavras em espanhol fora do país de origem.

Com isso, pode-se dizer que há, aproximadamente, 158.000 palavras em espanhol. É importante dizer que falamos em vocabulário oficial, ignorando as palavras não-oficiais.

 

6. O espanhol na internet é a terceira língua mais popular

Com 7,9% dos usuários, o espanhol na internet é a terceira língua mais popular. Nas maiores redes sociais, como Facebook e Twitter, é a segunda língua mais comum. Na Wikipédia, é a segunda língua mais importante em relação ao número de usuários.

Inclusive se você ainda não segue a Driéli e o Espanhol de Verdade nas redes sociais, clique aqui e comece a seguir a gente no Instagram. 

 

7. A língua espanhola é um idioma bastante rápido

Segundo estudo realizado na Universidade de Lyon, o espanhol é um dos idiomas mais rápidos do mundo. Na pesquisa, 59 pessoas foram convidadas para ler 20 textos, em 7 idiomas, em voz alta.

A rapidez foi medida pela quantidade de sílabas pronunciadas por segundo pelo falante médio. O resultado foi 7,82 sílabas por segundo, com uma densidade de informação de 0,63.

 

8. A vogal “E” se trata da letra mais comum na língua espanhola

Indo mais a fundo nas características do espanhol, o seu alfabeto é composto por 26 letras mais 3 (ch, ll e ñ). As letras “ch” e “ll” se tornaram parte do alfabeto em 1803, mas desde 1994 não fazem mais parte dos dicionários e bibliografias.

No alfabeto, a letra “e” se trata da mais usada, enquanto a palavra mais comum é a preposição “de”. Por fim, a palavra mais longa é esternocleidomastoidite, que possui 25 letras.

Para conferir uma aula com o alfabeto da língua espanhola, acesse:

 

9. Algumas palavras em espanhol possuem raízes árabes

Na Espanha, em 711, os árabes atravessaram o Estreito de Gibraltar para se dirigir ao país. Essa presença exerceu influência na língua espanhola, sendo menor apenas do que a influência do latim.

A ocupação do país trouxe mais de 600 vocábulos para o vestuário, mobiliário, agricultura, utensílios e outros. Alguns exemplos são:

  • Aceituna = Azeitona;
  • Almohada = Travesseiro;
  • Azúcar = açúcar;
  • Aljaba = Aljava;
  • Alcuzcuz = Cuscuz;
  • Arroz = Arroz;
  • Azafrán = Açafrão;
  • Álgebra = Álgebra;
  • Alquimia = Alquimia.

 

10. Aprender espanhol é mais fácil para brasileiros

O espanhol para brasileiros é mais simples por causa das características do espanhol. O português e a língua espanhola derivam do latim proto-românico, mas de diferentes dialetos:

  • O castelhano foi o que formou o espanhol;
  • O galego foi o começo do português de Portugal.

Por isso, são idiomas semelhantes, mas com uma vantagem do espanhol para os brasileiros: a gama de fonemas portugueses é maior do que a de fonemas espanhóis.

Dessa forma, é mais fácil para um brasileiro aprender a pronúncia espanhola do que um espanhol aprender a pronúncia brasileira. Contudo, ao aprender o espanhol, cuidado com os falsos cognatos!

 

Falar espanhol

 

A língua espanhola é o caminho mais rápido para se tornar fluente em um 2º idioma

Como sempre gostamos de falar, o espanhol é o caminho mais rápido para um brasileiro se tornar fluente em um segundo idioma, e no vídeo abaixo você confere mais sobre isso:

 

E aí? O que você achou das curiosidades?

O espanhol é um idioma muito rico e completo, e por isso que o interesse em aprender o idioma só tem aumentado nos últimos anos.

Então se você tem o sonho de aprender espanhol, vem com a gente!

Além das nossas redes sociais como Instagram, YouTube e TikTok, também temos um curso completo de espanhol que vai do zero ao avançado e nesse link você pode conferir mais informações.

Muito bem! Espero que você tenha gostado e nos vemos em um próximo artigo.

 

Confira também:
Gostou? Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn