estudar na Argentina

Melhores universidades para estudar na Argentina

CONTEÚDO DESTE ARTIGO

Estudar na Argentina é uma das melhores opções que você pode fazer para a sua carreira!

Afinal, este é um país mundialmente reconhecido por sua qualidade de ensino. Bem como qualidade de vida, além de toda sua beleza e atrativos culturais.

Uma outra vantagem para os estudantes brasileiros é a proximidade da Argentina com o Brasil. Logo, facilitando acesso principalmente para quem não quer ficar tão longe de casa e da família.

Assim, estudar em um outro país representa um sonho para milhares de estudantes ao redor do mundo. Pois, é uma oportunidade única de enriquecer sua experiência acadêmica e fortalecer o seu currículo para o futuro.

Além de tudo, um intercâmbio é uma ótima oportunidade de fazer amigos e ter uma experiência de vida independente e aprender sobre outros países, língua, cultura e modos de viver e pensar.

Por isso, confira a seguir tudo sobre estudar na Argentina e como arrasar no seu intercâmbio!

estudar na Argentina

Vantagens de estudar na Argentina

Estudar na Argentina possui inúmeras vantagens que tornam este destino um atrativo para milhares de estudantes!

Afinal, a qualidade de ensino na Argentina é reconhecida mundialmente e as universidades deste país possuem parceria com diversas das melhores universidades ranqueadas também mundialmente.

Por isso, vamos falar aqui sobre as principais vantagens de realizar um intercâmbio na Argentina:

  • Referência no ensino e relevância curricular.

A Argentina é referência mundial em qualidade de ensino.

Então, ter a oportunidade de estudar neste país torna o currículo muito mais atrativo além de parcerias importantes que esse país possui com outras potências acadêmicas ao redor do mundo.

  • Proximidade geográfica e facilidades no acesso para brasileiros

A Argentina é um país vizinho e isso a torna um atrativo para muitos estudantes.

Pois, é mais fácil de viajar, existe a possibilidade de retornar ao Brasil mais facilmente para feriados e férias além do custo ser mais acessível.

  • Qualidade de vida

Afinal, estamos falando de um país reconhecido mundialmente também por sua qualidade de vida.

A Argentina é referência em acesso à cultura, saúde, inovação e tecnologia. Bem como ótimas condições de trabalho e de vida.

  • Acesso à diversos cursos de baixo custo ou gratuitos

Sendo referência mundial na qualidade de ensino, a Argentina investe muito em conhecimento, em ciência e promoção da educação.

Por isso, existem muitos eventos e cursos gratuitos ou a preço simbólico que vem a somar mais ainda na riqueza e importância dessa experiência.

  • Acesso à metodologias inovadoras e diferenciadas

Outra característica importante que torna a Argentina uma referência acadêmica é o investimento em inovação e metodologias inovadoras de ensino e proposta de formação.

Aqui o aluno tem acesso à uma experiência de qualidade não só em conteúdo mas em oportunidades de aprender diversas coisas e de formas diferentes.

estudar na Argentina

  • Polo cultural e econômico

Estudar na Argentina é estudar em uma das cidades mais famosas e importantes do mundo.

É uma experiência de enriquecer a vida pessoal e a carreira profissional, com certeza!

  • Experiência de vida em um país estrangeiro

Um intercâmbio é uma experiência que faz a diferença para sempre na vida de uma pessoa.

É uma oportunidade de conhecer outro país e fortalecer sua rede de conhecimento, contatos e oportunidades, além de fazer amigos e curtir um país diferente.

  • Oportunidade de aprender e/ou melhorar a fluência no espanhol

Uma das principais vantagens de um intercâmbio é ter contato com uma língua estrangeira. Assim, tendo a oportunidade de aprender ou adquirir fluência nessa língua!

Se você já fala espanhol e quer uma oportunidade para usá-lo ou ainda está aprendendo e tem vontade de melhorar sua habilidade, este é um destino ideal para você!

Afinal, dominar o espanhol é tão difícil e demorado assim, confira:

  • Acesso à riqueza cultural e paisagens maravilhosas

A qualidade de vida na Argentina também está muito relacionada com sua riqueza cultural e natural. Esta é, além de uma experiência acadêmica, é também uma experiência turística maravilhosa!

Entretanto, além de ter contato com a maravilhosa Buenos Aires, você pode aproveitar para esquiar nos Andes e, se ainda não teve a oportunidade, pode ver a neve!

As principais universidades da Argentina

A Argentina possui 15 universidades que estão incluídas no ranking das melhores universidades do mundo. Poderosa, não?

Conheça agora três entre as principais universidades Argentinas bem como suas características e principais vantagens e desvantagens:

Universidade de Buenos Aires

  • Características: Esta é uma universidade pública e é a principal e mais tradicional universidade de Buenos Aires

É uma referência em pesquisa científica. Responsável por 30% dos projetos do país. Dentre todo o seu prestígio, essa universidade formou 4 dos 5 ganhadores argentinos do Prêmio Nobel e 15 ex-presidentes.

  • Vantagens: Referência em estudo e facilidades por sua localização na capital.
  • Desvantagens: Nível de exigência alto e uma desvantagem da localização é o agito da metrópole e custo de vida mais caro.

Universidad Torcuato di Tella

  • Características: Essa é uma instituição privada sem fins lucrativos.

É uma universidade relativamente nova comparada com as outras. Foi fundada em 1991 e é uma referência principalmente nos cursos relativos à administração, economia e comércio. Bem como ciências sociais, matemática e arquitetura.

  • Vantagens: Possui parceria com mais de 90 instituições ao redor no mundo. Localizada em Buenos Aires.
  • Desvantagens: É uma instituição privada e por se localizar na capital sugere um custo de vida mais alto para os estudantes.

Universidad Nacional de La Plata

  • Características: A UNLP é uma referência principalmente dentre as faculdades de Medicina e Direito na Argentina e ao redor do mundo.

Essa universidade fica localizada ao sudeste de Buenos Aires, em La Plata.

  • Vantagens: Oferece mais de 137 cursos de graduação e estruturas como observatório, planetário e museus além de muitas oportunidades para se realizar cursos extra-curriculares.
  • Desvantagens: Um pouquinho mais afastada da capital. Para quem gosta de agito, La Plata é um pouco mais tranquila em relação à famosa capital argentina.

 

Tudo o que você precisa saber sobre os processos seletivos nas universidades argentinas

Uma das vantagens de fazer um intercâmbio na Argentina é que existem diversas formas de ingressar nas diferentes universidades. Afinal, este é um país que promove a educação e facilita o acesso ao conhecimento.

É importante pesquisar quais são as universidades que mais chamaram a sua atenção e assim se informar sobre todas as possibilidades de formas de ingresso.

Mas, muitas são gratuitas, outras cobram um valor bem mais acessível do que outras universidades ao redor do mundo.

Logo, existem muitas possibilidades de conseguir bolsas de estudo, transferir matrículas e realizar as famosas graduação sanduíche!

estudar na Argentina

E aí? O que você achou dessas dicas?

O espanhol é um idioma muito rico e completo, e por isso que o interesse em aprender o idioma só tem aumentado nos últimos anos.

Então se você tem o sonho de aprender espanhol, vem com a gente!

Além das nossas redes sociais como Instagram, YouTube e TikTok, também temos um curso completo de espanhol que vai do zero ao avançado e nesse link você pode conferir mais informações.

Muito bem! Espero que você tenha gostado e nos vemos em um próximo artigo.

Confira também: